segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Como adicionar assinatura e redimensionar as fotos automaticamente

Existem diversas maneiras de se redimensionar uma fotografia e adicionar assinatura em imagens. Vou descrever aqui uma maneira que acho bem fácil, onde para executar essas duas ações, basta arrastar a foto para cima do ícone de um arquivo de lotes (.bat) do windows.




Para isso, é necessário apenas um programa gratuito, o ImageMagick. Esse programa, na verdade é um conjunto de executáveis para linha de comando, pode facilitar muito a nossa vida, além de ser uma ferramenta bem poderosa que pode fazer várias edições nas fotos.

Passo 1: Instale o ImageMagick, baixe o instalador aqui. Escolha a opção de acordo com seu sistema operacional (x64 para 64bits). Eu instalei a versão "Q16" "static". Na dúvida, leia o texto na própria página de download.

Passo 2: Teste se a instalação do ImageMagick está funcionando, conforme instruções na página de download.

Passo 3: Crie uma pasta que tu usarás para armazenar as imagens convertidas.

Passo 4: Baixe o arquivo .bat (arquivo de lotes do windows) disponibilizado aqui e salve-o na pasta recém criada usando o menu "Arquivo"  do google drive e escolha "Fazer download". Esse arquivo contém uma sequência de comandos. O arquivo .bat atua como se fosse um programa, onde o windows irá executar em sequência os comandos presentes no arquivo.

Passo 5: Edite o arquivo .bat com as informações e configurações do teu interesse. No arquivo são definidas 2 variávies (definidas pelo comando "SET"), "TAMANHO" e "TEXTO". Atualize o conteúdo de cada uma conforme tua necessidade. TAMANHO indica o tamanho em pixeis da aresta maior da foto. Com esse arquivo .bat, as imagens são somente diminuídas. Ou seja, se aplicares o procedimento em uma imagem com tamanho menor que o indicado na variável, então somente será adicionada a assinatura, pois a linha de comando do ImageMagick usada não amplia a imagem. A variável "TEXTO" contém o texto da assinatura.

Importante! Tome cuidado ao salvar o aquivo se usares o bloco de notas do windows. Certifique-se de que o mesmo não esteja adicionando a extensão .txt ao nome do arquivo. Para isso, na hora de salvar, escolha "salvar como" no menu arquivo e selecione o tipo de arquivo como "Todos os arquivos (*.*)". Se deixares como "Documento de texto (*.txt)", o bloco de notas adicionará a extensão .txt ao nome do arquivo e tu não conseguirás utilizar o script.

Mais informações leia as linhas de comentário no próprio arquivo "assinatura.bat".

Para usar

Para usar, é bem fácil. Com o mouse, arraste e largue uma foto para cima do ícone do arquivo .bat. A janela de comando abrirá e mostrará o resultado da execução dos comandos. Se tudo correu bem, não haverá mensagem de erro. Após isso, um novo arquivo será criado na pasta. Esse arquivo terá o prefixo "publicar_" e conterá a imagem com tamanho reduzido e assinada.

Se quiseres usar na linha de comando, use a seguinte sintaxe: "assinatura nome_do_arquivo.jpg"

Limitações

Esse script ainda tem algumas limitações que serão melhoradas na próxima versão:

  • Tamanho da fonte e posição da assinatura não são proporcionais ao tamanho da imagem. Se ajustares a variável TAMANHO para um valor bem maior do que o que está, a assinatura vai ficar pequena.
  • Não são aceitos caracteres acentuados na assinatura.
  • Se selecionares mais de um arquivo e os arrastar para cima do script, apenas o primeiro arquivo da seleção será convertido e assinado.

Qualquer dúvida, deixe um comentário aqui nesse post.

Para mais detalhes de como usar as outras ferramentas do ImageMagick, veja aqui.

Um comentário:

Fique à vontade para deixar um comentário.