segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Prenúncios da primavera!

É, a primavera está chegando e já podemos perceber isso pelas temperaturas mais amenas e dias ensolarados. Mas existem outros sinais da chegada da primavera, sinais que requerem um pouco mais de atenção para perceber.



Antigamente qualquer pessoa conseguia identificar, ver e entender essas pistas, pois eram parte do seu dia-a-dia. Atualmente, com internet, facebook, etc. as pessoas estão cada vez menos atentas ao mundo real ao seu redor. A facilidade de acesso a informação que temos hoje é uma coisa muito boa, não há o que negar, porém, não podemos deixar de lado o mundo em que vivemos, prestar atenção à sua dinâmica, correlacionar fatos e observações. Isso é um excelente exercício para a mente, nos deixa mais relaxados e sintonizados com o mundo e podemos, dessa forma, avaliar melhor o nosso papel nesse pálido ponto azul, como diria o saudoso Carl Sagan.

Tem gente que gasta significativas somas de dinheiro com terapias e coisas do gênero para relaxar. Experimente apreciar nosso belo planeta, dar uma caminhada em um campo e observar o comportamento das aves, a variedade da vegetação, o relevo, as formações geológicas, ouvir os muitos sons da natureza, entre em uma mata e fique parado um tempo prestando atenção aos sons e movimentos, coma frutas silvestres direto no pé, vá a um lugar longe da cidade durante a noite, feche os olhos por 5 minutos e abra olhando para cima contemplando a beleza da nossa galáxia, observe os movimentos do céu noturno e veja como ele muda ao passar os dos dias. Verás que não é necessário pagar para se sentir melhor e relaxado.

Bom, já estou me estendendo demais nesse assunto e acho que vou deixar para fazer um post específico sobre isso, falando de como é bom o contato com a natureza, principalmente através da observação de aves. Mas voltando ao tema do post, aqueles sinais da chegada da primavera, ainda não falei qual vou mostrar, mas já deves ter adivinhado, é o retorno de algumas espécies de aves migratórias. Preste atenção, provavelmente tu já deves ter visto esses bichinhos por aí e quando eles aparecem, mais ou menos nessa época do ano, é um bom sinal do início da primavera. Esse é um dos exercícios que falei antes, ao caminhar por aí, prestar atenção às aves e relacionar sua ocorrência com a época do ano.


Umas das espécies que mais gosto de ver é a tesourinha (Tyrannus savana), um bicho bem característico pelas longas penas da cauda, veja foto abaixo. Lembro-me de quando era criança e as via no interior de Nova Prata - RS, durante o verão. No inverno as tesourinha migram para a Amazônia. Lá pelo final de fevereiro elas desaparecem subitamente voltando em setembro (isso aqui no sudoeste do Paraná).

Tesourinha. Foto: Miguel Moreto, 2011.
As tesourinhas chegam aqui em Pato Branco lá por meados de setembro, pelo menos foi o que registramos em 2011. Esse ano ainda não as vimos, então quem estiver lendo esse post e for da região, fica ligado e não deixe de nos avisar quando avistar alguma! Se fores o primeiro, serás mencionado no blog!

Outra ave bem comum e fácil de ser vista e que aparece na primavera é o Suiriri (Tyrannus melancholicus).

Suiriri em seu poleiro de fácil visualização. Foto: Miguel Moreto, 2011.
O Suiriri se alimenta de insetos em pleno voo, normalmente ele fica em um poleiro (comumente em fios da rede elétrica), avista um inseto voa e o captura no ar, voltando ao poleiro para comer a caça. A tesourinha, sendo da mesma família (Tyrannidae) também tem esse comportamento.

Tiziu (volatinia jacarina)  é uma ave de hábitos parecidos com o tico-tico e canários e frequentemente aparece junto de bandos dessas espécies. Aqui no sul ele desaparece no inverno, migrando para regiões mais quentes.

Casal de tiziu. Foto: Miguel Moreto, 2011.

O Tiziu macho é um passarinho preto que normalmente passa despercebido no meio dos capins onde ele vive e se alimenta, mas na época de reprodução, é possível vê-lo com facilidade, pois ele fica em poleiros abertos (como palanques de cerca) e para se exibir às fêmeas pula para cima exibindo a parte de baixo da asa, que é branca. Não tenho foto desse momento, mas no WikiAves tem, veja esse link. Por isso também é chamado de bate-estaca ou saltador. O nome Tiziu tem a ver com a vocalização feita enquanto realiza o salto, ouça-o no wikiaves e tire suas conclusões. Daqui a algum tempo dê uma caminhada por um desses loteamentos novos onde há terrenos com capim alto, certamente tu avistarás um, ou pelo menos ouvira o som característico.

Um pouco menos frequente de ser avistado é o Saí-andorinha, uma espécie muito bonita e que aparece por aqui na primavera. Nesse último domingo eu e minha esposa avistamos um casal nos arredores da UTFPR. Também o vimos em Bom Sucesso do Sul, no último sábado. Esta aí, um prenúncio da primavera!

Saí-andorinha, macho. Foto: Miguel Moreto, 2011.
Existem várias outras espécies que migram aqui do sul para regiões mais quentes durante o inverno, retornando na primavera para procriar e criar uma nova geração. Por isso a primavera é a melhor época para observar as aves, muitas aparecem só nessa época, além disso várias espécies ficam mais bonitas na primavera, apresentando plumagem mais vistosa para atrair a atenção do parceiro(s), além dos cantos e chamados que podem ficar mais elaborados. Se fores no interior (ou outro local silencioso e com vegetação) com certeza perceberás a diferença entre inverno e primavera/verão, no inverno é mais quieto.

Sei que fiz um post um tanto longo, mas espero que a leitura tenha sido satisfatória e informativa.

Saudações e boa semana!

Um comentário:

Fique à vontade para deixar um comentário.